Buscar
  • Renan Alves

Menopausa! Descubra o que acontece com os fios.

A menopausa é um processo fisiológico pelo qual toda mulher passa. O principal marco dessa fase é o fim do ciclo menstrual e reprodutivo feminino. Antes de a menstruação cessar completamente, no entanto, há diversas modificações que podem ser sentidas no corpo da mulher. E o cabelo na menopausa também muda, como o ritmo de crescimento e o volume.

Cabelo na menopausa: as transformações

“A menopausa é marcada pela redução da produção do hormônio estrogênio, o qual contribui para o crescimento do fio de cabelo, bem como ajuda na hidratação e brilho dos fios”, explica o dermatologia Dr. Daniel Dziabas.

Por isso, ao falar nessa fase, muitas mulheres automaticamente pensam na reposição hormonal como forma de atenuar os efeitos da baixa de estrogênio. Esse método é indicado para todas as pacientes, até porque, são vitaminas e minerais naturais.

A menopausa, em algumas mulheres, pode até desencadear a chamada alopecia, o termo médico para a temida calvíce. O problema, que aparece mais comumente nos homens, afeta cerca de 30% das mulheres por volta dos 70 anos. “A alopecia é caracterizada por alteração no ciclo de crescimento do cabelo, com encurtamento da fase anágena, que leva à miniaturização folicular progressiva. Ou seja, os cabelos ficam ralos e progressivamente o couro cabeludo vai ficando exposto.Nas mulheres, a região central é acometida inicialmente e depois a perda torna-se difusa”, diz a cirurgiã plástica Juliana Sales.

menopausa potencializa perda dos fios e calvície atinge até 30% das mulheres aos 70 anos

O que muda no cabelo na menopausa?

Manter os cabelos naturalmente compridos e volumosos pode se tornar um pouco mais difícil a partir dessa fase. “Pode-se esperar no período da menopausa uma velocidade mais lenta de crescimento dos fios e a presença de cabelos mais finos; menos hidratados: ou seja, quebradiços e mais opacos”.

Embora as notícias não sejam as mais animadoras, o cabelo na menopausa pode ser lindo e saudável, sim. Para isso, há diferentes estímulos nos quais você precisa apostar. O acompanhamento com o médico especialista desde o início do climatério (período em que a menstruação começa a falhar) ajuda a selecionar os tratamentos adequados mais precocemente: como a ingestão de suplementos vitamínicos que ajudam a prolongar o crescimento dos fios, afirma Daniel Dziabas.

Cabelo na menopausa: cuidados importantes

Por se tratarem de cabelos mais secos, finos e muitas vezes brancos, pelo próprio processo de envelhecimento, eles devem receber cuidados especiais: priorizar o uso de tonalizantes ao invés de tinturas, realizar hidratações periódicas, evitar processos químicos de alisamento que deixam o fio mais fino e quebradiço. “Não podemos esquecer que a alimentação equilibrada e uma suplementação vitamínica, com biotina e silício, por exemplo, também podem contribuir para fios mais saudáveis e fortes”, indica o especialista.

O cabelo na menopausa muda, sim. Por isso, falar com um dermatologista é importante. Mas também há outras transformações em andamento que fazem com que seja prudente buscar o auxílio de outros especialistas, como o cardio e o ginecologista. Os cuidados com seu corpo vão refletir no seu bem-estar e até na beleza dos fios.

Sugestão de produtos

É importante manter os cabelos fortes e saudáveis para que eles cresçam e não se quebrem. Por isso, a gente sugere a dupla de shampoo e condicionador TRESemmé, e um complexo vitamínico natural, nutracêuticos – os queridinhos do SEC XXI, para suplementar todas as vitaminas do corpo que favorecem os cabelos.

Os nutracêuticos são complexos vitamínicos naturais que oferecem lipídeos (gordura) para deixar o cabelo brilhoso e alinhado. Eles são capazes de alimentar todo seu corpo com as vitaminas necessárias para repor seus dias. Esses produtos possuem ativos poderosos que auxiliam na restauração dos fios, fortalecimento, crescimento e proporciona mais brilho e maciez para seus cabelos ficarem fortes e saudáveis.

Lembre-se: Cuidado com a saúde nunca é demais!

#capilar #menopausa #mulher #tdampc

1 visualização