Buscar
  • Renan Alves

Essas são as vitaminas que vão salvar suas unhas

Você já sofreu com unhas fracas? E se te contarmos que o motivo das suas unhas estarem descamando e quebrando mais do que deveriam pode ser falta de vitaminas? Pois é! A falta de algumas vitaminas no corpo podem acarretar na falta de queratina, a proteína que compõe a unha.

Unhas e cabelos fracos são difíceis de tratar, mas a unha em particular, apresenta uma dificuldade a mais porque o tratamento é considerado longo e de baixa adesão por quem sofre com essa condição.

Uma alimentação balanceada pode te ajudar, e muito, a fortalecer suas unhas e, de quebra, seus cabelos, que também são compostos de queratina. Para te ajudar ainda mais, vou listar quais as vitaminas que você precisa para ter unhas lindas e onde você pode encontrá-las.

Vitamina B6 / Piridoxina

A vitamina B6 também pode ser destacada, porém ainda falta um consenso entre os profissionais e pesquisadores sobre seus reais benefícios para a saúde das unhas. Existem recomendações para o consumo dessa vitamina na dose de 25 até 30 mg ao dia, combinado com vitamina C.

Vitamina B8

Também conhecida como biotina, a B8 é sua principal aliada quando você quer unhas mais fortes. Ela ajuda no fortalecimento da imunidade do corpo e renova as células da pele, assim como cabelo e unhas. Você a encontra em carnes vermelhas, grãos, ovos e legumes como ervilhas e cenouras, cogumelos e castanhas.

Vitamina B12

A B12 é responsável por auxiliar na produção de glóbulos vermelhos no sangue e ajuda a previnir alguns quadros de anemia. A falta dela pode prejudicar todo o organismo, inclusive as unhas. A vitamina está presente em alimentos de origem animal, como frutos do mar, carnes brancas e vermelhas e derivados do leite e ovos. Se você é vegano, será necessário o uso de suplementos alimentícios, mas não deixe de consultar seu nutricionista.

Vitamina C

É claro que ela não poderia faltar. Já deu pra perceber que a vitamina C é essencial para quase tudo! Ela é nossa aliada no skincare, mas não podemos deixar de ingerí-la, já que ela nos protege de doenças, além de, assim como a B12, fortalecer os glóbulos vermelhos e auxiliar na absorção de ferro. Coma muitas frutas, principalmente cítricas e verduras para ter uma boa taxa de vitamina C no organismo.

Vitamina E

A vitamina E funciona para deixar as unhas sempre hidratadas, além de ter função antioxidante. Presente em oleaginosas como amêndoa e amendoim, além de azeite de oliva, a vitamina E protege as unhas dos radicais livres. E dá para aplicar diretamente nas unhas, viu? Só embeber um algodão em um pouco de azeite e deixá-lo nas unhas por 20 minutos, 3 vezes por semana.

Ferro e zinco

Deficiências de ferro e zinco podem causar unhas quebradiças. A suplementação desses elementos, mesmo sem uma deficiência demonstrável, causa uma melhora na fragilidade das unhas.

O recomendado pelos médicos e nutricionistas é a suplementação de ferro apenas quando os níveis de ferritina sanguíneos estiverem inferiores a 10 ng/ ml.

Enquanto a deficiência de zinco pode resultar em unhas mais frágeis e anomalias, e a conduta adotada segundo os estudos científicos para o tratamento é a suplementação com 20 mg/ dia de zinco.

Se alimentar melhor com nutrientes e vitaminas

Assim como o resto do organismo, os nutrientes e vitaminas que deixam as unhas fortes e saudáveis vem da alimentação. Por isso, esse ponto é superimportante para quem deseja fortalecer a unha e evitar que elas quebrem. O ideal é comer muitas frutas, verduras e legumes ao longo do dia.

Alimentos como folhas escuras (espinafre, couve), gelatina, ovo, leite, abacate e fígado são ricos em nutrientes, zinco, cálcio e vitamina A que ajudam a deixar as unhas mais fortes e bonitas. A ingestão de água também auxilia no fortalecimento e crescimento das unhas mantendo-as hidratadas e brilhantes.

Você já ouviu falar em nutracêuticos?

O termo vem da junção de Nutrientes + Farmacêuticos, pois os nutrientes tem a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde! Assim a tecnologia vem ajudando nossa saúde e bem estar em pleno SEC XXI, onde todas as vitaminas podem ser encontradas dentro de uma pequena cápsula. Veja um pouco mais sobre isso nessa matéria em nosso blog.

#mulher #nutraceutico #tdampc #cabelo #saúde

0 visualização