Buscar
  • Renan Alves

Esportes para crianças: veja quais são os melhores para cada idade

As atividades físicas, em suma, têm um papel fundamental para qualquer pessoa. A prática esportiva traz inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. E a importância dos esportes para crianças não poderia ser diferente.

Neste texto, vamos abordar um pouco mais sobre a hora ideal para a criança começar no esporte. Além disso, indicaremos as modalidades mais procuradas para cada idade e os melhores tipos de esporte para cada criança aprender e se divertir.

Praticando esportes desde cedo

Dependendo da modalidade, quanto mais cedo a prática esportiva acontecer para a criança, maior a sua capacidade de adaptação. Praticar esportes desde a infância pode ajudar que os pequenos desenvolvam sua capacidade motora ainda mais rápido e sem dificuldades.

No entanto, os benefícios não param por aí. Os esportes ajudam na integração da criança na vida social, além de acelerarem o aprendizado. Assim, desde cedo, meninos e meninas entendem pelo esporte a importância de saber competir e lidar com os desafios da vida.

Não há consenso da melhor idade para uma criança começar a fazer esportes. Essa decisão depende da modalidade e do impacto que o exercício pode ter em seu desenvolvimento físico.

Por isso, trouxemos mais algumas informações que podem te ajudar a entender como cada modalidade funciona.

Quais os melhores esportes para crianças?

As modalidades que as crianças mais costumam praticar desde cedo são:

  1. natação;

  2. ballet;

  3. futebol;

  4. artes marciais, como Judô e Jiu-Jitsu.

Esses tipos de modalidade são encontradas facilmente em escolas e academias, por exemplo. Portanto, se torna mais simples fazer a matrícula e já dar início a vida esportiva da criança.

Além disso, essas modalidades costumam ser as preferidas entre os pequenos, assim como também as mais conhecidas.

Entretanto, nada impede que a criança conheça outras. O handebol e ginástica olímpica também podem ser boas opções e conquistarem a criançada.

Esportes para crianças: modalidades para cada faixa etária

Saiba, então, quais modalidades podem ser as ideais para cada idade:

Natação

Para iniciar a prática na natação não há restrição de idade. É importante, porém, que as aulas sejam acompanhadas de perto com um profissional da área para evitar acidentes.

Nos primeiros anos de idade, é importante que a atividade seja feita de maneira lúdica. A partir de então, os treinos podem ficar mais sérios e consistentes.

Para que os treinos não afetem o crescimento da criança, é importante levar em conta:

  1. A criança não deve treinar mais do que 3.500 m por treino até os seus 9 anos;

  2. Entre 10 e 12 anos, nadar por treino até 6.000 m.

Futebol

Ingressar nessa modalidade já pode se dar a partir dos 3 anos de idade. É necessário que a criança dê os primeiros passos para começar a praticar o futebol.

Assim como a natação, os primeiros anos são voltados para atividades lúdicas. A partir dos 6 anos, a criança já poderá aprender fundamentos básicos e ter domínio com a bola.

Esse é um esporte que contribui muito para a socialização desde cedo. Além disso, traz para a criança a noção sobre a vitória e derrota, se preparando para lidar com essas situações dentro e fora de campo.

Artes Marciais

As artes marciais como Jiu-Jitsu e Judô trazem para a criança o senso de responsabilidade com o outro e respeito.

O ingresso na luta pode acontecer a partir dos 7 anos de idade, onde a criança tem a capacidade de entender as instruções do professor.

Além disso, dentro dessa modalidade, os alunos trabalham o desenvolvimento respiratório, a flexibilidade e a coordenação motora.

Ballet

O ingresso no ballet pode acontecer aos 3 anos de idade por meio de atividades lúdicas. A partir dos 6 anos, a criança já poderá entender a disciplina que a modalidade apresenta.

E se engana quem acredita que ballet é só para meninas. A modalidade pode ser praticada tanto por meninas como por meninos.

Treinar ballet traz graciosidade, boa postura, flexibilidade e coordenação motora acentuada.

Escolinha de esportes para crianças: quando é a hora?

Dependendo da idade e da modalidade, a escolinha de esportes pode ser uma boa forma de estimular os pequenos sobre a prática esportiva desde cedo.

A escolinha tem o papel de ensinar sobre a importância do esporte e como praticá-lo com segurança. Além disso, são as escolinhas que descobrem talentos e os treinam para um futuro promissor.

Antes de efetuar qualquer matrícula também é interessante verificar o interesse da criança. Afinal, por melhor que os esportes possam ser na vida de uma pessoa, é necessário ter força de vontade e gosto para a prática.

Por isso, observe o interesse do menino ou da menina em atividades esportivas e sua reação. Isso será essencial para decidir quando é o momento ideal para matriculá-la em uma escolinha.

Crianças, esportes e alimentação saudável

E de nada adianta fazer um esporte se esse hábito não estiver aliado a uma alimentação para dar força e vitalidade. Quando o assunto é criança, o cuidado é redobrado para garantir que ela cresça forte e saudável. Para isso, entender a pirâmide alimentar infantil pode ser uma boa dica.

#infantil

0 visualização

Um portal focado em trazer as melhores informações sobre saúde e bem estar. Porque cuidar do nosso corpo, e de quem a gente ama, é o maior bem que podemos exercer.

  • Facebook
  • Instagram

© 2020 Cuidar & Cuidados. Construído com amor.