Buscar
  • Renan Alves

Como a telemedicina está transformando a vida das pessoas

Na cidade de Coari, a 444 quilômetros de Manaus (Amazonas), uma pequena clínica oferece diagnósticos com a ajuda de médicos especialistas de grandes cidades, como São Paulo. Atender esses pacientes se tornou possível graças a uma tecnologia, que utiliza Google Cloud Platform (GCP) e tecnologias de machine learning do Google para fornecer diagnósticos rápidos e precisos à distância. Os detalhes dessa história podem ser conhecidos no vídeo abaixo:


Para Ricardo dos Santos Faria, médico e proprietário do Centro de Medicina Ocupacional de Coari, município do interior do Amazonas, somente a combinação da tecnologia e da medicina pode melhorar a qualidade de vida e direcionar o tratamento correto de pacientes em comunidades distantes. “Temos mais de 200 vilas e aqui só é possível sair de avião ou de barco. Com a tecnologia e a parceria com a Portal Telemedicina pudemos montar a clínica e abrir as portas para um outro mundo, ultrapassando as barreiras locais da falta de profissionais especializados e de infraestrutura”, afirma Faria.

Um dos hospitais mais reconhecidos ao redor do mundo, e brasileiro, também adotou a telemedicina como forma interna de cuidar de seus pacientes.


Sírio Libanês adota telemedicina.

Tamanha demanda levou a AMIL colocar em seu playbook de serviços a telemedicina. Seus clientes já estavam solicitando, e com o avanço do COVID-19 no Brasil, foi o que faltava para que ela implementassem essa tecnologia e pudessem resguardar seus cientes de irem a hospitais e clínicas de tratamento.


A prática já é bastante comum em outros países, de primeiro mundo, como Estados Unidos e Canadá. No entanto, o Brasil precisou enfrentar a pandemia para que o atendimento virtual passasse a não ser mais um tabu.

Umas das principais funções é, com certeza, impedir que a distância ou a dificuldade de acesso seja um impedimento para que as pessoas façam consultas e acompanhamentos médicos. Além de proporcionar atendimento 24hrs por dia, ela quebra a barreira de consultas com médicos especialistas, para pessoas que estejam fora de grandes centros urbanos, ou tornando o custo financeiro mais acessível.

Mais uma confirmação do poder da tecnologia quando suas forças estão com foco em melhorar a vida das pessoas, é a criação dos nutracêuticos, o que já falamos nessa matéria, que tem o poder de sintetizar vitaminas e minerais em doses altamente concentradas, proporcionando a suplementação necessária para nossa vida.

Nutracêuticos, os queridinhos do SEC XXI.

E você, já fez algum tipo de consulta através da telemedicina? Consultaria? O que acha de adotar essa idéia inovadora e que vem mudando a vida de milhares de brasileiros?

Conta pra gente, nós aqui do centro de redação do blog C&C, estamos curiosos para saber!

#telemedicina #topo

0 visualização