Buscar
  • Renan Alves

Cabelos, será mesmo que o Brasil é o país onde as mulheres mais se dedicam ao seu cuidado?

Para manter o cabelo bem hidratado e com brilho, as brasileiras usam de vários alicerces. E nessa empreitada para manter um look incrível, as vitaminas naturais tem se revelado o maior dos aliados.

A fama das brasileiras em relação a procedimentos estéticos já é bem conhecia no mundo todo, porém em uma nova pesquisa, o Brasil se mostrou em primeiro lugar novamente. Somos o primeiro país do mundo em cuidados com o cabelo, em coloração e em alisamento.

C&C realiza pesquisa à nível nacional: Você já consumiu algum complexo de vitaminas para cuidado com os cabelos?

Nos ajude a relacionar estatisticamente esses dados femininos brasileiros. Conta para nós:

Estou consumindo

Já consumi

Nunca consumi

Please write some text ! Add Option

VotarResultado

As mulheres brasileiras estão em primeiro lugar em cuidados com os cabelos!

Para manter seus cabelos sempre bonitos, elas não abrem mão de seus produtos favoritos. Shampoo, um dos mais populares, é usado diariamente por 27% das mulheres. Os condicionadores, usados semanalmente por 91% delas, também estão presentes na rotina, assim como as máscaras, usadas por 62% delas.  

Quando se trata de preocupações, a queda de cabelo é uma das principais entre as brasileiras, apontada por 37% delas. Crescimento lento, caspa, oleosidade e pontas duplas também têm grande presença na lista. Nossa sugestão para manter o couro cabeludo saudável e evitar a queda de cabelo é a suplementação de todas as vitaminas necessárias essencialmente.

A pesquisa de Pantene assinada por Joaquin Crespo, diretor do Centro de Inovações da P&G, entrevistou 1.000 mulheres porta a porta na cidade de São Paulo, complementa o estudo desenvolvido pela marca Head & Shoulders com 800 consumidores (homens e mulheres) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.

Desmistificando o cabelo das brasileiras

A pesquisa mostrou que o tipo de cabelo das brasileiras é diversificado, reflexo da mistura de raças, mas há predominância do cacheado (36%) fator importante que justifica a busca por produtos voltados a estilização e tratamento dos fios, como creme para pentear e leave-in. Os dados apontaram uma grande variabilidade quanto à origem do tipo do cabelo (caucasiana, indígena, negra). Os números também apontam que 35% dos cabelos pesquisados são secos, 25% normais, 22% oleosos e 17% mistos.

Ritual do banho ao salão de beleza

A preocupação em seguir uma rotina de cuidados com os cabelos está presente na vida de 75% das mulheres entrevistadas. Essa rotina leva em média de 6 a 30 minutos. 40% dos consumidores afirmaram que costumam lavar os cabelos de 2 a 3 vezes por semana, e 34% lavam o cabelo uma vez por dia, sendo que a maioria é homens.

As idas aos salões de beleza são frequentes, 50% dos entrevistados visitam o estabelecimento uma vez por mês ou mais, apenas 5% não foram ao salão nos últimos 6 meses, e 2% nunca receberam tratamento de um profissional de beleza. Entre os que frequentaram o salão nos últimos 6 meses, 20% foram realizar tratamento químico. Em enquete sobre os serviços mais procurados por esses consumidores foi citado em primeiro lugar corte, e em seguida escova, hidratação, coloração e lavagem dos cabelos.

O mundo dos cosméticos

O uso de cosméticos na rotina diária tem como ingredientes primordiais shampoo e condicionador. No dia a dia das paulistanas, o shampoo é utilizado por todas as entrevistadas, sendo que 63% aplicam duas vezes o produto no banho. O condicionador é usado por 95% das entrevistadas, uma única vez no banho, e o cabelo é enxaguado logo em seguida.

Na avaliação do que é um bom shampoo 44% disseram que a quantidade de espuma é fator determinante. As consumidoras também avaliam a eficácia do seu shampoo pelo movimento (29%) e maciez (20%) dos cabelos.

Em relação ao uso do condicionador, 51% das consumidoras dizem buscar maciez. Apesar de ser item primordial na rotina de cuidados, o condicionador ainda enfrenta algumas barreiras como: medo de deixar o cabelo muito oleoso (33%) e restrição em razão do tipo de cabelo da consumidora (28%).

Por dia a brasileira costuma usar cerca de 5 produtos nos cabelos: Shampoo, condicionador, Leave-in, anti-frizz e vitaminas capilares. Gastamos cerca de 35 minutos arrumando os cabelos todos os dias.

Somos as mulheres que mais usam condicionadores nos cabelos, nossa média é de 1,6 litro de produtos por casa todos os anos. Para se ter uma ideia, na Itália, são 300 mililitros. Esse consumo alto tem a ver com a frequência dos banhos, maior por aqui do que entre as Europeias e o grande número de procedimentos químicos que realizamos.

Não é atoa que as brasileiras são celebradas como as mais bonitas do planeta. Nós nos cuidamos e nos preocupamos muito mais com isso do que outras mulheres pelo mundo. O mercado de cosméticos vem florescendo por aqui, colocando o Brasil, por exemplo, na posição de país que mais consome perfumes e produtos para cabelo em todo o planeta.

O gasto com produtos para cabelo representa quase metade da despesa total com produtos de higiene e beleza.

O que acharam dessa pesquisa?

#cabelo #capilar #topo

0 visualização