Buscar
  • Renan Alves

Cabelo crespo e cacheado masculino: Como cuidar?

Quem disse que homem também não tem a vaidade aflorada e que se não preocupa com o cabelo? Você também pode e deve manter uma rotina de cuidados com os fios. Se você é dono de fios crespos ou cacheados, então, eles devem ser redobrados, já que esse é um tipo de cabelo mais sensível e suscetível ao ressecamento. Por isso, o assunto hoje é: cabelo crespo e cacheado masculino: como cuidar? Então vamos lá!

Para compor o look e arrasar por aí, o cabelo faz toda a diferença, ele é uma peça-chave, inclusive na hora da conquista! Se os cabelos mais lisos necessitam de cuidados, os crespos e cacheados masculinos ainda mais. Eles são naturalmente mais frágeis e ressecados, pois, devido à sua forma espiral, a oleosidade produzida na raiz encontra dificuldade de chegar até as pontas.

Daí, se você não der a ele os nutrientes e proteínas que estão em falta, o resultado pode não ser nada bom e o cabelo pode acabar estragando todo o seu visual. Para evitar que isso aconteça, anote aí o manual de cuidados do cabelo crespo masculino.

Seguindo esse manual de cuidados com o cabelo crespo masculino, seu crespo arrancará olhares e elogios por onde passar.

Cosméticos adequados

Para os crespos, que são mais ressecados e quebradiços, prefira utilizar um shampoo hidratante e que possua óleos em sua composição, como o de argan, o de coco ou de amêndoas. Ele nutre o fio, devolvendo a oleosidade que está em falta e repondo a camada protetora da fibra capilar. O resultado são fios mais macios.

O condicionador também é praticamente obrigatório, já que ele ajuda a dar maciez e a tratar os fios crespos. Mas cuidado na hora de aplicar esse produto para que ele não fique em contato direto com a raiz.

Máscara hidratante

Ela pode te ajudar a conquistar resultados quase iguais aos tratamentos profissionais. E nada de pensar que elas só devem ser usadas por quem tem fios longos. Os encaracolados, mesmo quando curtos, precisam de hidratação sempre!

Basta adquirir uma máscara específica para seu tipo de cabelo, passá-la nos fios depois de já tê-los lavado e deixar que o produto haja por alguns minutos – leia sempre a indicação no rótulo. Repita esse procedimento de 15 em 15 dias. Você notará a diferença desde a primeira aplicação. Cabelos mais macios, hidratados, com brilho e vitalidade!

Finalizadores

Para ajudar a deixar seus cachos ainda mais bonitos e saudáveis, você pode apostar nos finalizadores. Aqui entram: os óleos, para quando os fios estão rebeldes, com frizz ou acordam mais ressecados que o normal; os leave-ins, cremes hidratantes pós banho e sem enxágue; e os sprays, para ocaso você faça um penteado ou queira deixar os fios mais disciplinados, à sua maneira ou para garantir mais fixação naquela ocasião especial.

Ambos ajudam a controlar a rebeldia do crespo, enquanto também hidratam. Em geral, os leave-ins também funcionam como protetores externos, isolando o cabelo dos danos causados pela poluição e, alguns, dos raios UV.

Suplementação

A suplementação oferece lipídeos (gordura) para deixar o cabelo brilhoso e alinhado. Sugerimos para essa fase um tratamento que combate de dentro para fora, ou seja, os famosos nutracêuticos, os novos queridinhos do SEC XXI. Eles são capazes de alimentar todo seu corpo com as vitaminas necessárias para repor todos os dias.Esses produtos possuem ativos poderosos que auxiliam na restauração dos fios, fortalecimento, crescimento e proporciona mais brilho e maciez para seus cabelos ficarem fortes e saudáveis.

Você já ouviu falar de: Cronograma capilar crespo?

O cronograma capilar crespo é um tratamento com três etapas realizadas em quatro semanas. Em cada período, é necessário realizar a hidratação, a nutrição ou a reconstrução. Cada processo pode ser intensificado conforme a necessidade dos fios. Vale lembrar que esse procedimento pode ser feito em todos os tipos de cabelo.

As três etapas do cronograma capilar

Cada um desses tratamentos é responsável por devolver os nutrientes e proteínas que o cabelo crespo perde naturalmente ou com procedimentos químicos. Se os fios já foram submetidos por químicas ou aparelhos térmicos, a dica é reforçar a reconstrução. Veja os detalhes de cada etapa abaixo.

Hidratação

A hidratação repõe a umidade necessária para devolver a maciez aos fios. Nossa dica é a Máscara de Tratamento TRESemmé Hidratação Profunda, que é formulada com pantenol e aloe verra e ajuda a restaurar a maciez dos fios sem pesar.

Nutrição

A nutrição oferece as principais vitaminas de uma forma muito mais tecnológica, através dos famosos nutracêuticos, os novos queridinhos do SEC XXI. Eles são capazes de alimentar todo seu corpo com as vitaminas necessárias, é a tecnologia melhorando a nossa saúde diariamente.

Clique aqui para ver uma matéria exclusiva sobre isso.

Reconstrução

Já a reconstrução entrega queratina para repor a massa capilar e fortalecer a fibra. Uma boa escolha é a Máscara de Tratamento Seda Boom Restaura, que devolve a elasticidade e resistência dos fios.

Cronograma capilar para cabelo crespo sem danos

Seu cabelo não tem química e não aparenta nenhum dano, mas você sente a necessidade de ter uma rotina para manter o brilho e a maciez? Então é preciso montar o cronograma com foco na hidratação. Note abaixo que a hidratação é duplamente reforçada a cada semana do calendário.

Semana 1: hidratação, hidratação e nutrição

Semana 2: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 3: hidratação, hidratação e nutrição

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

Cronograma capilar crespo danificado

Seus fios não estão 100% saudáveis, mas também não estão superdanificados. Então, a dica é investir na nutrição. Procure por máscaras que contenham óleos e lípideos para devolver a oleosidade natural dos seu fios. Lembrando que a nutrição pode ser feita uma vez por semana, como indicamos logo abaixo.

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição

Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

Cronograma capilar crespo muito danificado

Alerta vermelho! Você está sentindo seus fios superdanificados, ressecados, ásperos e sem brilho? Então ele precisa de reconstrução. Use uma máscara de reconstrução pelo menos uma vez na primeira, terceira e quarta semana do calendário. Mas tome cuidado com o excesso de reconstrução que pode deixar os fios superpesados e endurecidos. Faça como o recomendado abaixo.

Semana 1: hidratação, nutrição e reconstrução

Semana 2: nutrição, hidratação e nutrição

Semana 3: hidratação, nutrição e reconstrução

Semana 4: hidratação, hidratação e reconstrução

Como saber qual cronograma devo fazer?

Se você está na dúvida e não sabe identificar o estágio de danificação dos seus fios, então faça o teste da porosidade. Você só precisa de um copo transparente com água filtrada e um fio de cabelo. Deposite o fio na água e observe as seguintes reações:

Boiou: se o fio ficou na superfície da água, você precisa caprichar na hidratação.

Ficou no meio: seu cabelo está com média porosidade e precisa de muita nutrição.

Afundou: seus fios estão bastante danificados e precisam de reconstrução capilar. Reforce a queratina!

Eae boys, bora começar hoje mesmo?

#homem

48 visualizações